ANPD publica relatório sobre sanção a órgão público

Nesta quarta-feira (18/10), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) tornou público, por meio de nota oficial, que sancionou a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES-SC) por quatro infrações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018).

Três dessas infrações foram consideradas graves, incluindo a negligência na segurança dos dados pessoais de seus milhões de cidadãos e pela falta de comunicação em “prazo razoável” sobre um incidente de segurança envolvendo cerca de 300 mil titulares de dados, com uma demora de oito meses em comunicar a autoridade responsável, conforme consta de relatório.

Além disso, a SES-SC também foi penalizada por não apresentar o Relatório de Impacto de Proteção de Dados e por violar o Regulamento de Fiscalização. De modo que, ao final, foram violados pela Secretaria os artigos 48 e 49 da LGPD, assim como art. 5º, inciso I, do Regulamento de Fiscalização.

Logo, a ANPD terminou por aplicar quatro sanções de advertência e interpôs medidas corretivas, dando à SES-SC 10 dias úteis para recorrer.

Para mais informações, consulte nossos especialistas de Privacidade e Proteção de Dados do PDK Advogados.

Mais Insights

Como patentear um produto e proteger minha invenção?

Qual é o impacto de políticas de diversidade nas big techs?

Qual é o impacto de políticas de diversidade nas big techs?

Como o direito digital protege os consumidores em transações online?

Como o direito digital protege os consumidores no mundo online?

Erro na cotação do dólar no Google reacende debate sobre responsabilidades digitais

Erro na cotação do dólar no Google reacende debate sobre responsabilidades digitais