CNJ aprova novas regras para acordos trabalhistas extrajudiciais: Entenda a Resolução nº 586

Neste artigo, vamos entender os alguns pontos da Resolução nº 586 e suas implicações para trabalhadores e empregadores.

 

No dia 30 de setembro de 2024, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a Resolução nº 586, que dispõe sobre a validade e novas regras para os acordos trabalhistas extrajudiciais.

 

Com base na nova Resolução, os acordos extrajudiciais homologados pela Justiça do Trabalho poderão dar ampla e geral quitação sobre todas as verbas contratuais, impossibilitando o ajuizamento de novas ações, desde que:

  • i. As partes estejam representadas por advogado próprio ou Sindicato;
  • ii. Haja previsão expressa de quitação ampla, geral ou irrevogável na minuta de acordo;
  • iii. As partes se manifestem de boa-fé, afastando qualquer possibilidade de vício de vontade e coação.

A Resolução destaca que (i) direitos e/ou verbas desconhecidas no momento da negociação, (ii) matérias que envolvam acidente de trabalho, sequelas e doenças ocupacionais desconhecidas ou (iii) não citadas no acordo, não serão alcançadas pela quitação total.

 

Os acordos poderão ser homologados em âmbito extraprocessual, ou seja, sem o ajuizamento de ação. Para isso, o acordo deve ser realizado junto aos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT), mediante provocação das partes ou seus representantes.

Neste momento, por uma questão de análise de impacto e eficácia da Resolução, as normas aprovadas servirão apenas para acordos em valor superior a 40 (quarenta) salários-mínimos.

 

Em síntese, a Resolução nº 586 do CNJ estabelece um novo cenário para os acordos trabalhistas extrajudiciais, proporcionando maior agilidade e segurança jurídica nas relações de trabalho. Com a possibilidade de quitação ampla e geral, é fundamental que as partes se atentem às condições exigidas para a homologação e às limitações sobre direitos não mencionados no acordo.

 

Para se manter atualizado sobre as novidades e temas relacionados ao direito trabalhista, convidamos você a acompanhar o blog do PDK Advogados.

 

Mais Insights

Como patentear um produto e proteger minha invenção?

Qual é o impacto de políticas de diversidade nas big techs?

Qual é o impacto de políticas de diversidade nas big techs?

Como o direito digital protege os consumidores em transações online?

Como o direito digital protege os consumidores no mundo online?

Erro na cotação do dólar no Google reacende debate sobre responsabilidades digitais

Erro na cotação do dólar no Google reacende debate sobre responsabilidades digitais