Nos últimos anos, a área jurídica tem passado por profundas transformações impulsionadas pela tecnologia, globalização e pela crescente demanda por eficiência. Essa evolução é impulsionada por equipes que aplicam os princípios do Legal Ops (Operações Jurídicas).
Mas o que são operações jurídicas ou Legal Ops? Basicamente, é forma de gestão que busca transformar as rotinas jurídicas almejando mais eficiência e eficácia, por meio de pessoas, processos e tecnologia.
Cada vez fica mais claro que o tempo é um recurso escasso para todos, tornando a busca pela otimização imprescindível nas operações. A definição de processos eficazes, automação e gestão de dados, entre outras práticas do Legal Ops, permite que o time jurídico seja mais eficaz, oferecendo soluções de forma mais eficiente e econômica. Um exemplo claro disso é a diferença na cobrança de honorários entre um advogado que realiza tudo manualmente e outro que utiliza processos otimizados e tecnologias eficientes.
Os escritórios que possuem times de operações jurídicas contam com equipes multidisciplinares que se dedicam integralmente a garantir que o serviço oferecido ao cliente solucione todos os seus problemas. Isso permite que o advogado que atende o cliente tenha mais tempo disponível para um serviço personalizado, focado nas necessidades específicas de cada cliente. Tudo que pode ser otimizado e automatizado é pensado pela equipe de Legal Ops, garantindo que o advogado possa se concentrar em seu trabalho especializado. Na prática, um escritório com Legal Ops tem um time que pensa na entrega para o cliente, buscando transparência e possibilitando um acompanhamento mais próximo para que o cliente possa tomar decisões mais informadas.
Um exemplo concreto de automação de tarefas rotineiras e burocráticas pode ser como um escritório lida com a revisão e elaboração de contratos. É comum a revisão manual de contratos por advogados, verificando cláusulas específicas, identificando possíveis erros e fazendo as devidas correções.
Contudo, ao analisar esse processo, um time de Legal Ops implementa o uso de software programado para analisar automaticamente os contratos em busca de cláusulas específicas, identificar erros comuns e até mesmo gerar versões preliminares de novos contratos com base em modelos pré-definidos.
Dessa forma, os advogados podem se concentrar em questões mais complexas e estratégicas, enquanto as tarefas rotineiras são realizadas de forma rápida e precisa pelo sistema automatizado. Isso não só acelera o processo, mas também reduz a possibilidade de erros e libera tempo para que os advogados possam se dedicar a atividades que agregam mais valor ao cliente e ao escritório.
Ademais, cada cliente tem suas próprias necessidades e, para uma entrega completa, os escritórios que buscam excelência não contam apenas com advogados. Eles também têm designers, gestores de projeto, contadores, programadores, economistas e muito mais. Essa abordagem multidisciplinar garante que o trabalho entregue não apenas seja tecnicamente correto, mas também seja compreensível e útil para os clientes, evitando documentos complexos que precisam ser traduzidos para o público interno da empresa.
Em 2021, um estudo da Future Ready Lawyer, produzido pela Wolters Kluwer, revelou que 91% dos departamentos jurídicos já questionam ou planejam questionar se seus escritórios utilizam tecnologias em suas práticas. Isso demonstra que a adoção de tecnologia é essencial para a advocacia moderna, e os escritórios que não acompanharem essa tendência correm o risco de ficar para trás.
É nesse contexto que a inovação se torna um pilar fundamental do trabalho dos escritórios de advocacia, como o do PDK Advogados. Com um time dedicado a melhorias e qualidades, novos produtos e serviços são constantemente desenvolvidos, alinhados com as necessidades dos clientes e as demandas do mercado. Essa abordagem não só mantém o escritório atualizado com as últimas tendências tecnológicas, mas também garante que ele esteja sempre à frente da concorrência, oferecendo soluções inovadoras e eficientes para seus clientes.
E a sua empresa? Já se questionou quais são as inovações que o escritório que a atende tem utilizado?
Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas.