A solução de Chief Compliance Officer do PDK propicia a criação e a organização de normas internas que orientam o comportamento de todos os stakeholders, como também dos métodos de gestão e manutenção dessas políticas, fiscalização e meios seguros de comunicação interna e externa (denúncias).
Com um perfil de liderança com base na ética e moral, a figura do CCO PDK coordena todas as diretrizes internas e externas e os métodos de conhecimento destas por todos os integrantes, criando ferramentas para apuração, fiscalização e correção de toda e qualquer atitude contrária ao Programa de Compliance.
Atuando com autonomia, transparência e imparcialidade, o nosso Chief Compliance Officer é o braço externo para controles e soluções como:
· Coordena e auxilia na criação de canais de denúncias;
· Discute o grau de exposição e evolução dos riscos de compliance, através de métodos de gestão de riscos;
· Mapeia e desenvolve processos em todos os setores;
· Conscientiza a organização sobre a aderência aos princípios éticos, normas de conduta e obrigações aplicáveis, liderando o processo de disseminação da cultura de compliance;
· Executa o monitoramento integrado das atividades de compliance;
· Colabora na elaboração de um plano de treinamento para todos os colaboradores e partes interessadas;
· Coordena as iniciativas de comunicação voltadas para disseminar o tema pela organização;
· Realiza auditoria interna para verificar a aderência às políticas e aos procedimentos da organização;
· Colabora no processo de investigação de irregularidades, com amplo acesso a documentos e informações de diferentes áreas da organização, de acordo com a política aprovada pelo conselho de administrativo;
· Designa responsabilidades, conscientiza e treina o pessoal envolvido nas atividades de adequação, bem como quanto aos processos e procedimentos inerentes;
· Desenvolve e fortalece rotinas de inspeção e fiscalização das atividades;
· Garante a implementação das políticas e outras normas internas desenvolvidas pelo Programa;
· Emite Relatórios Executivos à alta administração acerca da gestão de riscos e da conformidade da organização frente aos requisitos legais.