Lei Maria da Penha completa 18 anos

Hoje, 7 de agosto, comemoramos 18 anos da sanção da Lei Maria da Penha, Lei 11.340/06, um marco na luta contra a violência doméstica no Brasil. Esta legislação pioneira define e tipifica a violência doméstica e familiar contra a mulher, estabelecendo mecanismos de proteção e promovendo a criação de juizados especializados para garantir um atendimento mais eficaz e humanizado às vítimas. Além disso, a lei proíbe penas pecuniárias aos agressores e amplia as penas para até três anos de prisão, reforçando o compromisso com a justiça.

A Lei Maria da Penha é resultado de um esforço coletivo, envolvendo ONGs, sociedade civil e o governo, refletindo uma construção democrática que visa à proteção e dignidade das mulheres. Em vigor desde 22 de setembro de 2006, a lei cumpre compromissos internacionais, como a Convenção de Belém do Pará e a Convenção da ONU para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

Vamos celebrar este avanço e continuar promovendo a conscientização e o acesso à justiça para todas as mulheres. Juntos, podemos erradicar a violência doméstica e construir uma sociedade mais justa e segura.

Mais Insights

Como patentear um produto e proteger minha invenção?

Qual é o impacto de políticas de diversidade nas big techs?

Qual é o impacto de políticas de diversidade nas big techs?

Como o direito digital protege os consumidores em transações online?

Como o direito digital protege os consumidores no mundo online?

Erro na cotação do dólar no Google reacende debate sobre responsabilidades digitais

Erro na cotação do dólar no Google reacende debate sobre responsabilidades digitais