Prazo para adequações de empresas na CIPA se encerra em 21/03. Entenda as novas obrigações da CIPA+A

Entraram em vigor as novas regras de constituição e funcionamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Desde o dia 21 de março de 2023, a a Comissão Interna passa a ser denominada como “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio” (Cipa +A).

Com a edição da Lei nº 14.457/22, que criou o Programa Emprega + Mulheres, a CIPA passa a ter mais uma finalidade, que agora detém a função de prevenir qualquer tipo de assédio no ambiente de trabalho, seja ele moral ou sexual.

Considerando o nível de complexidade e relevância das alterações, a referida Lei concedeu um prazo de 180 dias para que as empresas se adequassem.

Neste momento, todas as organizações que possuem CIPA estão obrigadas a se adequar às determinações impostas, sob pena de receber multa de até R$ 6.708,09, variando de acordo com o número de empregados.

De modo prático, além de todas as obrigações e preocupações com o ambiente de trabalho já previstas, a CIPA deverá também se preocupar em:

– Estabelecer diretrizes comportamentais no ambiente de trabalho, por meio de inclusão de normas internas nas empresas e ampla divulgação aos funcionários;

– Criar de Canal de Denúncia e um procedimento para apuração e investigação da queixa, incluindo a aplicação de penalidades administrativas aos responsáveis e mantendo o anonimato do denunciante

– Incluir temas de prevenção de assédio e outras violências em suas atividades e práticas;

– Aplicar treinamento pelo menos a cada 12 meses em todos os níveis hierárquico da empresa, de máxima eficiência sobre violência e assédio, igualdade e diversidade no ambiente de trabalho.

É indispensável destacar que as práticas de Compliance contribuem para o crescimento de condutas de antidiscriminação e igualdade, considerando a sua eficácia em mitigar a corrupção e condutas antiéticas.

Entendendo a importância das modificações impostas pela Lei, nosso time de Compliance proporciona todas as adequações necessárias como a modificações das Políticas Internas, a criação do Canal de Denúncia e aplicação de treinamentos, entre outras práticas necessárias para atender as determinações da Lei.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

Mais Insights

Como patentear um produto e proteger minha invenção?

Qual é o impacto de políticas de diversidade nas big techs?

Qual é o impacto de políticas de diversidade nas big techs?

Como o direito digital protege os consumidores em transações online?

Como o direito digital protege os consumidores no mundo online?

Erro na cotação do dólar no Google reacende debate sobre responsabilidades digitais

Erro na cotação do dólar no Google reacende debate sobre responsabilidades digitais